Realizado em formato diferenciado, objetivando o debate e a interação, o workshop + happy hour focado em Metodologias de Análise de Performance e Escolha de Ativos para as Carteiras das Entidades Fechadas de Previdência Complementar reuniu nove entidades associadas à ASCPrev.
Realizado no centro da capital catarinense, no Fábrica Working Bar, o encontro contou com a palestra do engenheiro e economista Nathan Batista, cuja reconhecida atuação na área de serviços financeiros, operações de câmbio, análise de risco de mercado e gerenciamento de ativos e ações, promoveu reflexão sobre a situação atual do mercado financeiro – voltado à gestão de fundos – como também análises quantitativas e qualitativas, amparada por ferramentas que permitam a comparação de aplicações.
De acordo com o palestrante Nathan Batista, da Aditus, as métricas de seleção de fundos e de gestores é fundamental para aumento da assertividade na gestão de fundos. “Desenvolvemos metodologias baseadas em análises qualitativas e quantitativas que permitem a configuração de parâmetros para apresentação de melhores resultados para a entidades. Um pouco deste conhecimento apresentamos hoje, para ser posto em debate”.
Para Carlos Augusto Alperstedt Neto, diretor de investimentos da SC Prev, a dinâmica aplicada ao evento inovou. “Para nós, que precisamos acompanhar diferentes mercados, a interação é muito positiva. Atuamos sob uma enorme responsabilidade e isso requer qualificação e aperfeiçoamento constante. Logo, precisamos saber o que os nossos pares – nossos parceiros – estão fazendo”.
Já para Ezequias de Paula, diretor superintendente da Fundação Elos e Coordenador da Comissão de Investimentos da ASCPrev, a integração constante dos operadores da indústria de fundos de pensão é base para construção de resultados. “Nosso trabalho é percebido pela performance dos investimentos. Existe, uma carência de informações e devemos buscar, sempre, o compartilhamento de conhecimentos. Assim garantimos o sucesso em nossos trabalhos”.
Após as apresentações, os participantes puderam confraternizar no espaço integrado ao salão de estudos, proporcionando assim, mais de quatro horas de discussões de forma leve, integrada e descontraída.
O encontro foi promovido pela ASCPrev e Aditus.