Mais de 350 pessoas, entre conselheiros, dirigentes e colaboradores das entidades de previdência complementar, além dos patrocinadores dos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande de Sul, passaram pelo Centro de Eventos da FIESC, em Florianópolis/SC, entre os dias 03 e 04 de julho. Eles participaram do VIII Encontro de Previdência Complementar – Região Sul, que este ano foi realizado pela Associação Catarinense das Entidades de Previdência Complementar (ASCPrev) e trouxe como tema “Previdência Complementar: Oportunidades e Confiabilidade”.
O Diretor Presidente da ASCPrev, José Manoel de Oliveira, abriu o evento destacando que, no cenário atual, a poupança complementar é ainda mais importante e vem como uma excelente alternativa para as pessoas desfrutarem de uma renda que possibilite mais tranquilidade na aposentadoria.
“A longevidade e a falta de cultura previdenciária são temas fundamentais e que precisam de mais debate e mudança. Por isso, trabalhar a educação financeira e previdenciária junto aos nossos participantes é fundamental para fazê-los compreender a importância de se pensar no longo prazo. Para se ter uma ideia, apenas 4% dos brasileiros poupam para a aposentadoria. E esse é um dos piores índices do mundo. Imagina viver até os 90, 100 anos sem nenhuma reserva para garantir o seu nível de vida?”, questionou aos participantes.
Após a abertura, aconteceu a palestra magna com o escritor e palestrante Marcos Piangers, que é referência em criatividade e tecnologia e trouxe o tema “Criatividade | Fora da caixa. Dentro da caixa”, com bastante interação e descontração. “Meu avô e minha mãe tinham uma boa relação com o dinheiro e isso passou para mim, minha mãe inclusive possui previdência complementar e hoje vive super bem”, contou. Ele destacou a importância da criatividade em tempos de crise e como os tempos mais difíceis acabam por empurrar as pessoas para a inovação.
Depois, foi a vez de Vanessa Dall Inha apresentar o case “Relacionamento com o Participante”, mostrando como a comunicação é importante e precisa de ações estratégicas para ser efetiva.
Após o almoço, o VIII Encontro teve continuidade com o painel “Gestão”, que contou com a mediação de Regidia Frantz e a participação de Giovana Michelin Letti – que falou sobre Gestão Jurídica, Júlio César – falando sobre Gestão Contábil, e Rafael Porto – que apresentou Gestão Atuarial. Os convidados reforçaram a importância do trabalho em conjunto para integrar as áreas e promover um trabalho mais transparente, com mais segurança para a entidade e para os participantes.
O painel “Cenário Econômico X Estratégias de Investimentos”aconteceu após um intervalo e trouxe como mediadora Cláudia Janesko. Nesta interação, o assunto “Perspectivas de Renda Variável num cenário de queda de juros no Brasil” foi apresentado por Rogério Poppe, “Queda de Juros: Diversificação de Classes de Ativos ou Estratégias?”, por Edgar Loureiro, “Investimento em Ações no Cenário Econômico Atual”, por Frederico Sampaio, e “Oportunidades Além da Bolsa”, por Diego Montezano Santos. Os palestrantes destacaram que nos próximos anos a economia ainda estará em recuperação, porém existem oportunidades mesmo em cenário de crise.
O primeiro dia terminou com a palestra de José Edson da Cunha Junior, que atua na Previdência Complementar há 23 anos e exerceu o cargo de Secretário de Políticas de Previdência Complementar do Ministério da Previdência Social por seis anos. Ele trouxe o tema “Impactos da Reforma da Previdência nos Fundos de Pensão” e destacou que para o crescimento da área, é necessário aperfeiçoar os planos tornando-os mais flexíveis e atrativos. “Qualquer que seja o resultado da reforma da previdência, a previdência complementar ganhará ainda mais importância na vida do brasileiro. Para continuarmos vencedores temos que nos reinventar, pois a reforma resultará no incremento da poupança para a previdência complementar”, explicou.
O segundo dia do Encontro começou com o painel “Sustentabilidade”, que foi mediado por Edison Danilo Massulo Lisbôa. Na ocasião, Álvaro da Luz falou sobre o tema “Previdência Privada e a Importância do Planejamento Financeiro“, Carolina Pereira Simões apresentou o Programa de Educação Financeira e Previdenciária A Escolha Certa, e Claudio Tosta explicou sobre o assunto “Como obter resultados sustentáveis com as várias gerações no mundo corporativo“. Os palestrantes ressaltaram a importância de levar em consideração as diferentes gerações e personalidades na hora de levar a educação financeira e promover a cultura de poupar, Carolina compartilhou as ações realizadas pelo programa e convidou a todos para usar as ferramentas do portal para promover a educação em suas entidades.
O navegador brasileiro, palestrante e escritor Amyr Klink encerrou o evento com a palestra “Construindo oportunidades”, onde contou sobre suas experiências com a navegação e o que aprendeu tendo percorrido tantas milhas. “Quando atravessei o Atlântico, em 1984, descobri que a cada semana conseguia aumentar o número de milhas percorridas, assim aprendi que as pequenas contribuições diárias fazem a diferença ao final, assim como uma poupança para a previdência”, explicou.
Após o primeiro dia de palestras foi oferecido um coquetel, onde os participantes puderam confraternizar. Nos intervalos dos dois dias, quem estava presente no VIII Encontro pode participar de um quiz promovido pelo programa A Escolha Certa, que premiou os três respondentes mais velozes com um cofre eletrônico. Além disso, também foram sorteados entre as palestras kits de praia, um tablet, uma cafeteira e um final de semana em hotel resort em Florianópolis/SC, os prêmios foram oferecidos pelos patrocinadores e pelo programa A Escolha Certa.